CDU com confiança em Santarém

<font color=0093dd>Candidatos e propostas com valor</font>

A CDU apresentou, no passado dia 7, a sua lista por Santarém. Para além da cabeça de lista, a deputada Luísa Mesquita, e do mandatário, Sérgio Ribeiro, esteve presente Bernardino Soares, da Comissão Política do PCP.

Elege-se 10 deputados da região e não qualquer primeiro-ministro

Com um deputado eleito por Santarém, Luísa Mesquita, a CDU tem um intenso trabalho feito em prol da região. Trabalho que importa reforçar com o necessário reforço da votação na coligação no distrito e no País. Como afirmou a primeira candidata da lista, e actual deputada, a CDU irá, em vários concelhos, prestar contas do que fez, bem como as suas propostas para um novo rumo.
Acusando outros partidos de faltar à verdade, de prometer e não cumprir, Luísa Mesquita culpou os sucessivos governos – e as «dezenas de promessas nunca cumpridas» – pelo atraso do distrito de Santarém. Atraso esse verificável, em sua opinião, em vários exemplos: o analfabetismo é 11,6 por cento superior à média nacional (já de si a mais elevada da União Europeia) e quase 60 por cento da população activa tem exclusivamente o ensino básico. Com formação superior, apenas 13 por cento dos habitantes do distrito.
Mas não é tudo, lembra. Os desempregados são cerca de 18 mil, o que faz do distrito o sexto com maior número de trabalhadores nesta situação, e muita gente vive com o salário mínimo nacional. A candidata referiu ainda as baixas pensões dos reformados (que deviam envergonhar qualquer governo, referiu Luísa Mesquita) e os mais de mil jovens licenciados que, no distrito, não encontram uma profissão adequada à sua formação. Para Luísa Mesquita, muitos pequenos e médios agricultores «foram obrigados a abandonar a terra e a deixar de produzir, numa das zonas agrícolas mais ricas do território nacional, enquanto o País compra ao estrangeiro mais de 70 por cento» dos produtos agrícolas consumidos.
A candidata da CDU recordou ainda as promessas feitas pelos diversos partidos que estiveram no governo em matérias de transportes e acessibilidades, combate aos incêndios ou investimento público. «A CDU não prescinde, como nunca prescindiu, de apresentar as suas propostas ao País e também aos eleitores do distrito de Santarém», reafirmou a actual deputada.

Com confiança

Pela tribuna passou também o mandatário da candidatura da CDU por Santarém, Sérgio Ribeiro. Na sua intervenção, lembrou que em Portugal há «forças políticas que não aceitam a fatalidade das alternâncias e lutam por alternativas, políticas e de sociedade». Forças que também não aceitam que se prossiga uma política que sacrifica o social e que se «beneficiam uns poucos em prejuízo da esmagadora maioria». Para o mandatário, «não se trata de salvar o regime para que continue as suas políticas ao serviço de quem tem estado, trata-se de lutar por outras políticas».
Já o membro da Comissão Política, Bernardino Soares, salientou a que a CDU apresenta as suas listas no distrito com «tranquilidade e serenidade, pela confiança no valor dos candidatos, pelo valor das nossas propostas e pela confiança no trabalho realizado». Bernardino Soares assumiu o compromisso fundamental da CDU: «Não há boa política sem revogar a política anterior.»
Acusando PS e PSD de se preocuparem com os compromissos com o neoliberalismo «com gravata de seda» do patronato do «Compromisso Portugal», reafirmou que, para a CDU, o compromisso é com Portugal e com os portugueses. E terminou, afirmando que o melhor resultado da CDU «será o melhor resultado para os trabalhadores, as populações e o País».
Francisco Madeira Lopes, deputado do PEV, esteve também presente, realçando algumas das principais causas pelas quais se continuarão a bater os ecologistas portugueses.


Mais artigos de: Em Foco

O filme que não queremos voltar a ver

O Avante! prossegue o trabalho iniciado na passada semana de reconstituição de situações e factos que, mesmo em fragmentos parcelares, ajudam a ilustrar e a compreender o que de mais negativo tem caracterizado a política de direita. São testemunhos, soltos, sem preocupações de sequência cronológica ou qualquer outra hierarquização, reportados a um universo temporal limitado, correspondendo, grosso modo, aos governos PS e PSD formados nas três últimas legislaturas.

<font color=0093dd>Dar voz às aspirações populares</font>

Foram anteontem apresentadas todas as candidaturas da CDU às eleições legislativas de 20 de Fevereiro. No acto público, que decorreu em Lisboa – e que contou com as intervenções do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, de Heloísa Apolónia, do PEV, e de João Corregedor da Fonseca, da ID –, destacou-se a profunda ligação dos candidatos às aspirações e à luta dos trabalhadores e de amplos sectores da população contra a política de direita, que sofrerá uma derrota com o reforço da CDU.

<font color=0093dd>Uma lista de convicções</font>

Na apresentação pública da lista da CDU pelo círculo eleitoral do Porto, na passada segunda-feira, dia 10, o cabeça de lista Honório Novo lembrou que nas últimas eleições a coligação ficou a 2 mil votos de eleger o segundo deputado. O que falta para que Jorge Machado – o segundo da lista – se junte ao Grupo Parlamentar...

<font color=0093dd>Apresentações várias</font>

O secretário-geral do PCP participou, no último fim-de-semana, em diversas iniciativas de apresentação de candidatos da CDU às eleições de 20 de Fevereiro. Para além de Setúbal (ver página 7), Jerónimo de Sousa participou em iniciativas na Madeira, Castelo Branco, Guarda e Viseu.Na Madeira, o secretário-geral comunista...

<font color=0093dd>Pôr de lado preconceitos</font>

«Ponham de lado preconceitos, votem CDU.» Foi este o desafio lançado pelo primeiro candidato pelo círculo da Europa, Luciano Caetano da Rosa, na apresentação dos candidatos, que decorreu em Bruxelas, no passado dia 9, e à qual compareceram mais de duas centenas de pessoas. Na sua intervenção, o candidato apelou à...

<font color=0093dd>Eleger um deputado em Faro</font>

Com a sala do Instituto Português da Juventude de Faro completamente cheia, foi apresentada, no passado dia 10, a lista CDU às eleições legislativas de Fevereiro. Para além dos candidatos, estiveram presentes a mandatária regional, Margarida Tengarrinha, Rui Fernandes, da Comissão Política do Partido.O cabeça de lista,...